quinta-feira, novembro 30

Os Vulcões dos Açores




O Arquipélago dos Açores situa-se em pleno Atlântico Norte entre as latitudes 37º e 40ºN e as longitudes 25º e 31ºW, a uma distância de cerca de 1600 km do continente europeu. É composto por nove ilhas e diversos ilhéus. As ilhas estendem-se por uma faixa com cerca de 600 km de extensão, segundo três grupos distintos: o Grupo Ocidental, que inclui as ilhas de Flores e Corvo, o Grupo Central, que inclui as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, e o Grupo Oriental, que integra as ilhas de São Miguel e Santa Maria e os ilhéus das Formigas.

Em cinco ilhas dos Açores (S. Miguel, Terceira, Faial, Pico e São Jorge) já se registaram erupções depois do seu povoamento, no século XV. Na Graciosa há actividade fumarólica permanente e nas restantes três (Santa Maria, Flores e Corvo) não há manifestações, nem mesmo secundárias.



A ilha de São Miguel é a maior ilha do arquipélago, com uma área de superfície de 746.8 km2, tem um comprimento de 65 km e uma largura máxima de 14 km. É uma das ilhas que causa maiores preocupações do ponto de vista vulcanológico por ser aquela que possui também maior número de habitantes, bem como maior número de turistas. Esta ilha é constituída por três vulcões tácticos: Sete Cidades, Fogo (Água de Pau) e Furnas.
O vulcão das Furnas é o que se situa mais a Este do arquipélago e é considerado por vários investigadores como um dos vulcões mais perigosos dos Açores.



Uma das caldeiras mais famosas é a caldeira das Sete Cidades, localizada na ilha de S. Miguel, com um diâmetro de 5 km e cujas paredes têm uma altura de aproximadamente 500 m. Nela existem duas lagoas: a lagoa azul e a lagoa verde, separadas por um estreito istmo. Esta caldeira formou-se há cerca de 22.000 anos e calcula-se que já tenham ocorrido cerca de 22 erupções após a sua formação.

É nesta ilha que se manifestam mais sinais de vulcanismo em actividade, embora se possa considerar que as manifestações vulcânicas se encontram numa fase de regressão.




Vantagens associadas aos vulcões
O Exemplo das Furnas





As fumarolas bem como as nascentes associadas a fenómenos de vulcanismo trazem algumas vantagens às populações.





O vulcanismo nas Furnas gera locais atractivos com as suas caldeiras, fumarolas, lagoas e riqueza em flora. A atracção deste local é evidenciada pelo facto de gerar turismo e como tal benefícios económicos para a população residente.




As cinzas vulcânicas das erupções plinianas, que podem a curto termo ser prejudiciais para o ambiente, são a longo termo úteis, aumentam conteúdo em minerais do solo, bem como a sua fertilidade. A fertilidade do solo nos Açores reflecte-se na existência de actividade agrícola e nas sua paisagens luxuriantes.




Trabalho elaborado por:
Alexandre C.
Carlos R.
Diogo T.
Rafael