terça-feira, maio 1

Amanhecer com os MAIOS!

Seguindo uma tradição muito antiga aqui nos Açores, no dia 1 de Maio, as varandas, as janelas e as praças, enchem-se de "Maios".



Bonecos feitos geralmente de "trapos" ou dos mais variados materiais, dependendo da originalidade de cada um.






Os "Maios" representam cenas da etnografia açoriana, como a cozinha tradicional, o acolhimento dos romeiros após um dia de romaria, as actividades atesanais, as tarefas agrícolas, etc.





Por vezes são também representadas cenas, que de uma forma muito divertida, criticam a sociedade, a política ou a situação económica.





As origens desta tradição remontam às festas pagãs de Roma antiga, em que o mês de Maio era celebrado como o mês das festividades à deusa Maia, considerada a deusa da fecundidade por excelência.



O “Maio” celebra a época das sementeias, o início da Primavera, a época da fecundidade e do florescer.



Em jeito de curiosidade, diz-se que é preciso levantar bem cedo no 1 de Maio para que o "Maio" não entre na pessoa, evitando assim que esta fique indolente e preguiçosa durante todo o ano.



Esta tradição continua viva nestes ilhéus graças aos incentivos das Câmaras Municipais que promovem concursos, à participação das escolas e de diversas instituições, bem como à iniciativa individual de alguns particulares.

Professora Elsa Gouveia

Etiquetas: